sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Moto e Sua Segurança.

Hoje vou falar sobre um troço que cruza as ruas do planeta e que muitos insistem em chamar de meio de transporte: A Moto. A moto, ou motocicleta, está para meio de transporte assim como Obama está para o Nobel da Paz. Ambos existem, e ninguém parou para pensar que tá errado. Que dia a humanidade vai acordar, olhar para uma moto e dizer: Como permitimos isso durante tanto tempo? Recolham e queimem!

Um veículo de verdade tem como itens de segurança, além do cinto de três pontas, freio ABS, Air Bag, Barra Lateral, extintor de incêndio, e se compararmos com uma moto tem ainda teto, chão, portas, janelas, pára-brisa, quatro pneus e pára-choque. Mesmo com toda essa segurança, a legislação só permite crianças no banco da frente a partir dos 12 anos de idade e a velocidade máxima permitida não passa de 110 km/h nas estradas.

A moto tem como itens de segurança… nada. O motoqueiro tem um capacete, e de vez em quando tem bigode que ajuda a amortecer. Trata-se basicamente de um motor em cima do qual você se senta, ficando com um tanque de gasolina entre suas pernas, bem próximo de seus órgãos mais queridos, e que tem duas rodinhas (o motor, não os seus órgãos mais queridos). Apesar disso a legislação permite a moto andar na mesma velocidade que um veículo de verdade e levar uma criança na garupa a partir dos 7 anos de idade. Só eu acho estranho? Dia desses vi uma moto com três rodas, pára-brisa e porta-malas. Não estaria o dono querendo um carro?


Moto, quanto mais evolui, pior fica: O motor fica mais potente, aumentando a chance de que o bigode do motociclista não suporte um possível impacto com um bezouro e poluindo cada vez mais. Sim. Motos novas poluem SEIS vezes mais que um veículo de verdade. Ou seja, se o Corsa fosse uma moto, seria a coisa mais poluente que existe. E se fosse um carro, também.

Eu gosto de dizer que não sei do que vou morrer, mas sei do que NÃO vou morrer, e poderia fazer aqui uma lista com mil itens, se coubesse. Não vou morrer, por exemplo, alimentando tubarões, praticando bungee jump, nadando com crocodilos, saltando pelado sobre um carro em chamas, adestrando tigres, voando amarrado do lado de fora de um avião que faz acrobacias, dando susto em segurança de carro forte, experimentando pimenta baiana e andando de moto. Não é sempre, mas podemos fazer escolhas para nosso futuro.

Para justificar minha teoria de que moto é uma escolha igual ou pior do que chutar bunda de PM carioca, fiz uma lista comparativa do que acontece com um carro e com uma moto quando:


A moto mais barata do mercado hoje custa em torno de R$ 3.000,00. Minha dica é: Se você tem essa grana, compre um kit de adestramento de Tigres. Suas chances de ter o investimento de volta em vida, serão bem maiores, acredite.

Texto Escrito por Ricardo Pipo (@ricardopipo), 36 anos, ator da Cia. da Comédia; Os Melhores do Mundo. e postado pelo blog do Jacaré Banguela (@jbanguela).

Nenhum comentário: